Psicologia

Downloads

Psicologia


A Psicologia é uma ciência e uma profissão que, no Brasil, foi reconhecida em 1962. Hoje atuam no mercado de trabalho mais de 200 (duzentos) mil psicólogos devidamente graduados e registrados no órgão profissional competente. O propósito do trabalho do psicólogo é a promoção de saúde: do indivíduo, do grupo, da instituição e da comunidade. Saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se refere ao “o estado de bem-estar físico, mental e social”. Nesse sentido, os psicólogos trabalham para reduzir o sofrimento das pessoas, o qual é produzido em função de medos, dificuldades e fragilidades para enfrentar condições adversas, preconceitos, desigualdades e tensões no cotidiano. Para isso, a Psicologia auxilia os indivíduos, grupos, organizações e comunidades a conhecerem seus sentimentos, seus pensamentos, seus desejos, seus sonhos, suas emoções, suas ações, suas idéias e suas percepções. Esse conhecimento permite a identificação das fontes de prazer e de sofrimento para o sujeito ou para um coletivo de sujeitos. Então, diagnosticadas as dificuldades, o psicólogo interfere tecnicamente para transformar os elementos produtores de sofrimento na realidade atendida, bem como para potencializar a busca de autonomia e engajamento das pessoas na construção do cotidiano. 
NÚCLEO DE PESQUISA E PSICOLOGIA APLICADA, O Serviço-Escola de Psicologia é sediado no Núcleo de Pesquisa e Psicologia Aplicada (NPPA) desde 2006 e está vinculado à Faculdade da Alta Paulista. Em suas dependências, são gerenciadas todas as atividades práticas de estágio curricular: da oferta de atendimentos psicológicos na clínica-escola até os serviços prestados nas comunidades locais e regionais. FUNCIONAMENTO: O Núcleo de Pesquisa e Psicologia Aplicada funciona de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h. Em função do perfil da população atendida – com compromissos escolares e laborais, esse horário amplia as possibilidades de utilização dos serviços psicológicos pela comunidade local, regional e acadêmica. O Serviço-Escola de Psicologia visa proporcionar um espaço de aprendizado e aprimoramento profissional de seus graduandos através da realização de supervisões específicas dos núcleos de estágios curriculares e da promoção de palestras, de mini-cursos e de seminários; Fornecer atendimentos psicológicos gratuitos para acolher as demandas pessoais/sociais/comunitárias, oriundas de encaminhamentos específicos de outros serviços ou da vontade livre dos pacientes; Articular os recursos necessários que possibilitem a prestação de serviços psicológicos, condizentes com as propostas educativas da Faculdade e com as dimensões específicas do campo de atuação da Psicologia, junto aos diversos setores públicos de atendimento à comunidade local e regional. Assim, o Núcleo de Pesquisa e Psicologia Aplicada, também, mensalmente, através dos Núcleos de estágios, são prestados cerca de aproximadamente 800(oitocentos) atendimentos à população local e regional. Tais atendimentos ocorrem nos seguintes campos: a) Clínica – Escola (Núcleo de Psicologia Clínica e de Psicologia Escolar); b) Instituições de Saúde (Núcleo de Psicologia da Saúde e de Psicologia Hospitalar); c) Instituições Escolares (Núcleo de Psicologia Escolar e de Psicologia Comunitária); d) Empresa, Indústrias e Prestadoras de Serviço (Núcleo de Psicologia Organizacional); e) Comunidades Terapêuticas, Asilos e Prestadoras de Serviço (Núcleo de Psicologia Comunitária); e f) Conselhos Tutelares, Delegacias e Instituições de Medidas Sócio-educativas (Núcleo de Psicologia Jurídica). 
Informações da Clínica:
Sala de Coordenação: composta por dois computadores, arquivo de prontuários, armário de testes psicológicos, destinada à realização das burocracias necessárias dos programas de estágio, elaboração de documentos, articulação de convênios de campo de estágio, orientação aos alunos e usuários sobre os princípios e normas de funcionamento da clínica, organização de prontuários e testes psicológicos. 
Agendamento de atendimentos, recepção dos pacientes, encaminhamento aos espaços da prestação de serviço específico do paciente. 
Sala de Estudo do Estagiário: composta por mesa, cadeiras e poltronas, destinada à leitura e atualização de prontuários, elaboração de relatórios, espera de horário para atendimento. 
Sala de Atendimento para Adultos e Adolescentes: são duas salas compostas por mesa, cadeiras e poltronas, destinadas aos atendimentos psicológicos com adultos, adolescentes e casais. 
Sala de Análise Psicanalítica: composta por mesa, cadeira, poltrona e divã, destinada à prática de análise terapêutica sob orientação teórica e técnica da Psicanálise. 
Sala de Atendimento Infantil: são três salas compostas por poltronas, estante de brinquedos e outros materiais lúdicos, pia, mesa e cadeiras infantis. 
Sala de Espera: local destinado aos clientes em aguardo de atendimento. 
Sala de Supervisão e de Atendimento Grupal: composta por uma mesa grande e doze cadeiras, destinada ao atendimento de grupo, orientação de pais, grupo de orientação vocacional, supervisão de estágio, grupo de estudo.
              
                  Núcleo de Psicologia Aplicada
         

  *Horário das aulas: 2ª a 6ª-feira, das 19h às 22h30
  *Período: Noturno
  *Duração do Curso: 5  anos
  *Coordenador: Iúri Yrving Muller da Silva

Corpo Docente

Daniela Maria Maia Veríssimo
Danila Faria Berto
Fabiana Harumi Shimabukuro
Iúri Yrving Muller da Silva
João Adalberto Campato Júnior
Leandro Anselmo Todesqui Tavares
Luana Valera Bombarda
Nei Vinícius Hércules Rodrigues Miranda
Paulo César Gonçalves Sant Ana
Rita de Cássia Alves Nunes
Ruth Vieira Nunes
Thaís Yazawa
Thaisa Angélica Deo da Silva Bereta
Vitor Hugo Bellavenutti Martins da Silva